Jessie Miranda

Minha foto
Até nas flores encontra-se a diferença da sorte; umas enfeitam a vida, outras enfeitam a morte!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

N.54 apresenta: “Os pecados de Molière” com a Cia Ópera do Mendigo em uma entrevista exclusiva para o trabalho do Incenna de caracterização.


“Os Pecados de Molière”, adaptação de Fernando Grecco para a peçaa “O Avarento” (Comédia Dell Arte). De Molière. Comédia Musical. O personagem Harpagon é transformado em Dom Muquirão, um velho avarento que esconde uma fortuna em moedas de ouro em sua própria casa. A despeito de manter toda sua família na mais cruel das penúrias. A peça simboliza a traição que a vida, de uma forma ou de outra, acaba impingindo àqueles que vivem para acumular riquezas sem usufruir os prazeres que estas podem lhes proporcionar Três instrumentais e um cantor executam a trilha ao vivo.



( Parte da sinopse extraída da revista Veja São Paulo de 18 de novembro de 2009, e a outra do site www.dicadeteatro.com.br )


Direção: Fernando Grecco.

________________________________________________________

Entrevistamos 3 atores da Cia “Ópera do Mendigo” para nos dizer um pouco mais sobre a experiência de aplicar no palco conceitos e técnicas funcionais.

N.54: No teatro, qual a importância da maquiagem? (Amanda)
C.O.M.: O teatro é composto na realidade por vários elementos, não só a maquiagem, mais também, figurino, iluminação, a composição do personagem como um todo. Tudo que irá contribuir na ação dos personagens é de grande importância. E a maquiagem dependendo da linguagem que o espetáculo vá abordar, ela tem o papel fundamental de caracterização.

É claro, que não podemos considerar a maquiagem mais importante que a interpretação, mas podemos dizer que exerce também um papel fundamental para que possamos de fato, caracterizar e principalmente, incorporar o personagem. (Thiago Montenegro)

 ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

N.54: Em “Os Pecados de Molière” quais os elementos que trouxeram para compor a caracterização de cada personagem? (Luana)

C.O.M.: Por ser uma peça do século XVI, usamos elementos da “COMÉDIA DELL ARTE”. Minha personagem, por exemplo, era bem “meninona”, toda meiga, viva, e delicada. Então usamos em seu figurino, como cores claras como rosinha estampas florais pequenas, tudo que representasse a personalidade da personagem. (Fabiana Fríscio)

 ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
N.54: A maquiagem e o figurino, tiveram influencia sobre as características dos personagens? (Jéssica)

C.O.M: Sim, na verdade, creio que foi o inverso. A personalidade de cada personagem é que influenciou no figurino e na maquiagem. Minha personagem a Angélica, filha de Muquirão, era mimada, chata,  e muito pentelha, então colocamos elementos que a identificasse como tal.  E assim foram com todos os personagens. Seguimos conceito da Dell Arte, o rosto branco para todos como que representando uma “máscara”, e para as roupas usamos o mesmo conceito. Algo que dissesse um pouco da personalidade de cada um, como formato de sobrancelha, cor da sombra, formato da boca. Foi assim também com os figurinos, todas as atrizes usaram um vestido “base” e em determinado momento colocávamos um saiote por cima do saiote base, dava outro contexto para aquela mesma personagem. Falar sobre a influencia que isso tem.... Bem, influencia sim! Para nós, atores, o figurino diria que é o que mais influencia, pois quando estamos no ensaio, e ainda não fechamos figurino, parece que falta algo, principalmente quando se trata de uma peça épica, com tantos elementos longe de nossa realidade. (Fabiana Fríscio)


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

N.54: E a Luz? O que pode se dizer em relação a iluminação em um espetáculo? (André)

C.O.M: Ah! Me atrevo a dizer que a luz é o espetáculo! A iluminação é sem dúvida, uma das maiores magias de qualquer espetáculo. Neste espetáculo nós tivemos uma particularidade, pois apresentamos em um lugar com iluminação natural em horários completamente diferentes. Tivemos que adaptar o ambiente e manter uma luz no palco em que por mais que estivesse de dia, manter por exemplo uma iluminação noturna. Olha só que engraçado, normalmente dormimos onde não vemos um palmo de distancia, mas quando falamos de espetáculo, o público precisa ENXERGAR o personagem dormindo de fato e, só uma iluminação bem trabalhada poderia retratar com perfeição essa cena, além do ator, claro! (Fernando Grecco)


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
N.54: E como foi o retorno do publico em relação ao resultado final com as técnicas aplicadas? (Todos)

C.O.M: Pois é, tivemos um resultado bem interessante, o publico no geral, está acostumado com a maquiagem que usamos no contexto realismo, e como “Os Pecados de Molière” trabalhou apenas comédia Dell Arte com aquele rosto branco, aquelas bochechas marcadas de um rosa forte para o vermelho, bigodes e cavanhaques, figurino épico, o publico reagia com certa estranheza, depois no momento de entrar cada elemento como iluminação, cenário, o corpo do ator, as ações que trazemos para a peça, aquele semblante do “estranho” foi desaparecendo. Foi um trabalho muito gostoso de fazer. (Thiago Montenegro)
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________

Atores entrevistados:

Fabiana Frísco,
Fernando Grecco e,
Thiago Montenegro

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Quentinhas da Jessie

Gente voltei de São Roque mega tarde na quarta-feira, e perdi uma seleção da agência!
=) Meu agente disse que era melhor eu nem saber o que era para que eu não ficasse P da vida....
Trabalhamos MUITO nos três dias de Convenção do Itaú, 
• 1º dia 14 horas no
• 2º 15 horas e no
• 3º dia umas 10 horas

Com direito a: Jante ou Tome banho....rs


(Isabella, Jéssica, Júlia, e Érika)


Mas no evento conheci mais 2 novas flores no meu jardim que apesar de (escravas mesmo) fizemos tudo parecer mega divertido. O que vamos combinar com algumas recepcionistas nojentinhas de evento não daria. Ainda bem que todas eram brincalhonas simpáticas, e felizes. Amei...... (a Júlia já fazia parte desse jardim.


(Jé, Érika, e Isa)


Perdi aula, perdi seleção do que relmente amo fazer, e nem pude estudar meus textos.
Mas ganhei grandes lições (Devo a você Érikita)......O dia poderia ter uma quantidade maior de horas eu pelo menos um dia a mais para eu dar conta de tudo que preciso. Isso tudo porque vocês estavam lá comigo! Muchas gracias a ustedssssss del Vila Rossa.....

Pq rolar na grama de merda de Quero-quero feliz com recepcionistas idiotas,
NÃO TEM PREÇO! Adorei


________________________________________________
Agora, Indo passar meus textos e fazer a maquigem de velhice da Be. rs Espero bons resultados p/ A CASA DE BERNARDA ALBA.
Aguardando respostas...


•Lembrar o passado nos mostra apenas o qto evoluimos.Estou bem contente c/os caminhos q escolhi e o meu PRESENTE deve mto ao meu passado, mas não troco esse momento maravilhoso por nada!
Graças a Deus tenho comigo pessoaS Mto especiais, q lá na frente farão toda a diferença! Sem essas pessoaS eu seria 1 pequeno  grão d areia!
♫Sonho q se sonha só, é só 1sonho q se sonha só, mas sonho q se sonha junto é realidade♫
Obrigada!
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Batalhando pelo meu lugar ao sol,
Na minha estrada um retrato, na memória
uma SAUDADE, na lembrança um suspiro.

Uma coisa de cada vez,
quem sabe semana que vem o tempo esteja ao nosso favor.
Saudade!